O Mercosul, ou Mercado Comum do Sul, é uma associação econômica que integra cinco paises da América do Sul - Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, com interesses em diversos âmbitos como no livre comércio, na união alfandegária e econômica.
Diante desta realidade de aproximações dos países citados, bem como suas semelhanças socioeconômicas e históricas, o presente artigo relata a falta de conceitos sobre o surgimento e a trajetória da profissão de Relações Públicas nos cinco países.
A autora, Maria Aparecida Ferrari, descreve a trajetória da profissão em suas particularidades na Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Baseada pela história extraída do levantamento teórico que realiza de autores de cada nacionalidade, ela aponta as variáveis que aceleraram ou impediram o desenvolvimento das relações públicas. No caso brasileiro, Maria Aparecida Ferrari cita que o processo de globalização contribuiu para o processo de comunicação nas empresas, abrindo espaço para novas áreas em relações públicas. A Argentina, segundo Ferrari, tem uma posição privilegiada, pois encontrou, em um estudo, que o país se antecipou em relação a Europa na prática da profissão. A autora cita, entre outras informações sobre o Chile, que uma empresa canadense, em 1952, foi responsável pelo primeiro departamento de assessoria de imprensa. No Paraguai, é citado o valor que empresas e agências internacionais remetem ao profissional de relações públicas. No Uruguai, Ferrari alega a falta de incentivo das entidades da categoria e a inexistência de cursos universitários como fatores que enfraquecem o valor da profissão. Uma de suas conclusões teve como fundamento a influência da Ditadura Militar, decorrida em todos os países pesquisados, nos relacionamentos e no desenvolvimento nas capacidades básicas de cada país em níveis e graus distintos.
Ferrari ainda afirma que, Brasil e Argentina são os dois únicos países do Mercosul que conseguiram legitimar as relações públicas como atividade estratégica. A autora acredita que os demais países crêem na resolução de suas crises ou relacionamentos em uma simples aparição na mídia.
Tatiana Arruda Tavares
FERRARI, Maria Aparecida. A trajetória das Relações Públicas nos países do Mercosul: reflexão e pesquisa da atividade. São Paulo – Universidade Metodista de São Paulo. Edição Digital on-line: http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/17566/1/R0301-1.pdf
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