quinta-feira, 30 de junho de 2011

Relações Públicas: atribuições, conceitos e breve histórico - TERRA, Carolina Frazon

                   O capítulo inicia-se como uma exposição de conceitos sobre ao que se destina a prática das Relações Públicas, sendo esta encarada pela autora como “administração estratégica da comunicação com os públicos, resguardando seus interesses e se empenhando para atingir o ápice da troca entre organização e estes”.
                   Para melhor definir a função deste profissional Carolina Frazon Terra cita a definição da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP), cabendo ao Relações Públicas exercer “a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua ou privada e os grupos de pessoas a que esteja diretamente ou indiretamente ligada”.
                   Em seguida Terra parte para os aspectos históricos e atribui à Revolução Industrial o ponto crucial do processo de criação da atividade de Relações Públicas, devido à necessidade de humanização dos relacionamentos. Sendo o marco de sua criação o ano de 1906, com a inauguração do primeiro escritório de relações públicas nos Estados Unidos. Desde então, a profissão foi ganhando espaço até se tornar peça chave na formação da opinião pública durante a Segunda Guerra Mundial.
                   No Brasil, embora o primeiro departamento de relações públicas empresarial tenha sido criado em 1914, é somente na década de 60 que é consolidado o conceito de Relações Públicas pela Federação Interamericana de Associações de Relações Públicas (FIARP), em 8 de agosto de 1963. Somente quatro anos depois é criado o primeiro curso superior na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.
                   Após essa breve contextualização histórica, Carolina passa a discorrer a respeito e a caracterizar os principais instrumentos utilizados pelos profissionais nos mais diversos meios de comunicação (escrita, oral, audiovisual, visual e aproximativa).
Ao final do capítulo Terra conclui que cabe ao profissional de Relações Públicas todo e qualquer trabalho institucional e que envolva – “pesquisa, comunicação interna e externa, planejamento e avaliação de ações”.

Natassia Yalmanian


TERRA, Carolina Frazon. Tudo pelo Social: A Responsabilidade Social como uma das Atribuições de Relações Públicas. São Paulo, 2004. Edição digital on-line: http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/responsabilidadesocial/0232.pdf Capítulo 2 – Relações Públicas: atribuições, conceitos e breve histórico

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