quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cidadania, política e sindicalismo no contexto histórico do nascimento das Relações Públicas - Neto. Júlio Pinho de Sá

Na busca de compreender o nascimento do profissional de Relações Públicas, e sua inserção no cenário político, social e econômico, com a verdadeira natureza da profissão de Relações Públicas, Julio Afonso Sá, introduz ao leitor uma reflexão a respeito do início da profissão no Brasil, destacando suas situações históricas no país bem como as implicações decorrentes no exercício da carreira.
O autor afirma que a gênese do Relações Pública na sociedade, foi o surgimento de uma sociedade democrática, a qual pode estabelecer o diálogo, o consenso, a ausculta aos diversos grupos e movimentos sociais. A partir de mobilizações sociais e discussões políticas, nesta cena histórica, as lutas de classe, ou movimentos sindicais, as associações patronais e o desenvolvimento do capitalismo, integram um capítulo essencial para o nascimento do profissional de RP, nos EUA do século XI.
Partindo desse pressuposto o autor aborda em seu artigo os fragmentos que considera imprescindíveis para compreender o contexto o qual está inserido as Relações públicas, são eles: o sindicalismo norte-americano no século XIX, o qual aborda a transitoriedade que a sociedade estava sofrendo; as consolidações sindicais; a mobilização do patronato quanto as políticas e estratégias anti-sindicais.
Após esta contextualização social, economia e cronológica, o autor chega à primeira metade do século XX, abrangendo assim, a consolidação do profissional de Relações Públicas e a conceituação de seu nascimento de Vanderbilt a Ive Lee.
Esta abordagem do nascimento das Relações Públicas, considerando o contexto econômico, social e político da época, é bastante esclarecedora para que se possa estabelecer a verdadeira função do RP na esfera profissional. Atualmente as RP voltam a inserir-se nas grandes questões contemporâneas. Segundo o autor, fala-se de uma nova perspectiva da profissão a partir do fortalecimento dos movimentos sindicais, tão bem representados pelas ONG´s e dos demais grupos e associações da sociedade civil.

Renata Mattos


Neto. Júlio Pinho de Sá. Cidadania, política e sindicalismo no contexto histórico do nascimento das Relações Públicas. Paraíba: Universidade Federal da Paraíba. Edição digital on-line: http://www.bocc.ubi.pt/pag/pinho-julio-cidadania-politica-sindicalismo-relacoes-publicas.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário