O livro “Relações Públicas: Perspectivas da Comunicação” de Raymond Simon possui vertentes para observamos a abrangência da profissão e contudo, aprofundarmos mais esta. O enfoque que podemos dar referente a história das Relações Públicas é o primeiro capítulo deste: “O campo: Ontem e Hoje”. Este capítulo apresenta num primeiro momento, o surgimento nos Estados Unidos, após a Guerra Civil, das Relações Públicas. Logo após, ressalta a importância da profissão como campo de atividade e arte técnica. E também uma das atividades que chamamos nos tempos atuais de “Assessoria de Relações Públicas e suas atividades”.
Ao conteúdo principal que é enfoque deste capítulo, destaca-se o Professor Ray E. Hiebert, que analisa alguns mitos relativos a Ivy Lee, pioneiro das Relações Públicas, e também as contribuições que o mesmo deu a estas.
Raymond Simon (1966) coloca uma data que ilustra bem o desenvolvimento: “Em 2 de julho de 1960 foi publicado o “Special Report” por Business Week”, notável por sua objetividade e perspectivas das Relações Públicas, atualmente considerado uma evidência para o status que reveste a profissão.
O capítulo se reveste de mitos relativos a Ivy Lee: “Mito das origens das Relações Públicas”; “Mito de Rockefeller”; “Mito do Titereiro”; “Lei e os capitalistas”; “Mito da Rússia” e “Mito da Alemanha Nazista”.
Também faz considerações sobre o progresso das Relações Públicas, o contexto histórico, e por fim mais sobre as características da profissão no campo atual, coloca em pauta o que os profissionais podem fazer, o que fazem, a sua finalidade, os impactos atuais dentro das Relações Públicas, as melhorias e necessidades de fato, e as importâncias e posições das Relações Públicas nos tempos atuais.
Tais conceitos que foram apresentados no primeiro capítulo do livro de Raymond Simon (1966) servem à priori um mecanismo de trampolim para um aprofundamento na área, pois ligam o passado e o presente, assim proporcionam uma continuidade à atividade das Relações Públicas. O autor afirma também que a atividade se tornou um fator vital na sociedade norte-americana atual.
O esclarecimento sobre os mitos e também a abrangência história e no caráter atuação do profissional é de grande valia para o aprofundamento da profissão. O livro expõe outras vertentes referentes as perspectivas da comunicação que são interessantes para entender com mais clareza a profissão dos dias atuais com aprofundamento do passado.
Andréa Gabriele Limias Pereira
SIMON, Raymond (Org.) (1966) Relações Públicas: Perspectivas da Comunicação. Trad. Sob a direção de Augusto Reis. São Paulo: Editora Atlas, 1972.
Nenhum comentário:
Postar um comentário