O artigo fala da fundação do curso de Comunicação Social na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da UNIJUÍ, no qual foi determinante para a profissionalização dos meios de comunicação. Dessa forma apresenta todo o trajeto percorrido da Comunicação Social, em especial Relações Públicas, resgatando a história das Relações Públicas no País e suas distintas realidades.
Assim sendo, a UNIJUÍ tem sua marca como uma Instituição de Ensino Superior de cunho comunitário e regional, em que esta voltada para o desenvolvimento da região procurando mérito acadêmico nos seus projetos com a finalidade de desenvolver profissionais competentes de atuar na própria realidade.
Dessa forma a UNIJUÍ foi pioneira na região com o curso de Comunicação Social, que no começo foi implantado com as três habilitações: Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Está claro, que a região necessitava de profissionais com formação superior em comunicação, pois a mão de obra estava desqualificada.
(...) eles têm de assumir uma nova postura diante das exigências da sociedade contemporânea, passando por um redimensionamento de seu conteúdo básico para atender a todo espectro da comunicação empresarial, que é o mercado. É necessário qualificar melhor os professores c buscar novas alternativas para a formação mais eficiente dos futuros profissionais (FORMENTINI, GAGLIARDI, OLIVEIRA apud KUNSCH, 1997, p.42 e 43).
De fato, com a criação do curso a realidade do mercado regional mudou, pois os profissionais passaram a trabalhar nas empresas, organizações e veículos de comunicação, qualificando a realidade da região.
É evidente que existem diferentes motivos para o reconhecimento do curso de Comunicação Social, em especial habilitação em Relações Públicas, na sociedade, como os cursos superiores e de pós- graduação e também os Conselhos Federais e Regionais de Relações Públicas e Associação Brasileira de Relações Públicas.
Sendo assim, a fundação do curso de Relações Públicas na UNIJUÍ sempre se destacou com a grande inclusão comunitária regional, no qual existem projetos de ensino e extensão voltada para diferentes áreas da comunidade. Também, o curso possui parceria com diversas organizações e empresas em que os alunos realizam trabalhos, planos de comunicação apropriados á realidade da região. Toda essa inclusão comunitária é de suma importância para o reconhecimento do curso de Relações Públicas pela sociedade e empresas.
Dessa forma a UNIJUÍ desenvolve o projeto de extensão “RP – O Ser e o Fazer”, para explicar a toda a comunidade e empresas em que áreas esse profissional atua, características do profissional, mercado de trabalho e as especificidades do Curso, permitindo assim uma melhor reflexão e concepção de toda a sociedade.
Está claro que o curso é muito novo na UNIJUÍ possuindo apenas 10 anos e obteve seu reconhecimento pelo MEC no ano de 2000, mas o fato da jovialidade do curso mostra apenas que ele é mais flexível e dinâmico; no qual se pode dizer que o curso de Relações Públicas na região noroeste do Rio Grande do Sul é um processo em construção, em que é necessário reforçar o valor da profissão com a finalidade de garantir sua conservação e desenvolvimento.
Laís Andressa de Carvalho
FORMENTINI, Márcia; GAGLIARDI, André; OLIVEIRA, Tiago Mainieri de. A trajetória das relações públicas na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/0/07/GT3_-_005.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário