Em seu artigo “O contexto histórico do nascimento das Relações Públicas” de J.A. Pinho procura abordar todo o contexto que deflagrou no nascimento e processo de evolução das Relações Públicas nos Estados Unidos, buscando a todo o momento apontar fatores relevantes que contribuíram para tal. Pode-se então dividir – a grosso modo – seu artigo em três pontos principais: a transformação ocorrida nos EUA durante o século XIX que resultou num fortalecimento dos movimentos sindicais, bem como dos patronais; que por consequência abriu caminho para o marco inicial da profissão (onde surge a figura de Ivy Lee) e por fim, pode-se enfatizar algumas funções que se despontaram de acordo com o cenário histórico apresentado pelo autor, que inclusive discorre um pouco sobre o Brasil.
Desenvolvendo os pontos elencados, a primeira parte contextualiza e intera o leitor sobre o ambiente em que se deu o surgimento (e necessidade) da profissão. Mostrando de maneira sintética como se deu a evolução histórica nos EUA, que resultou na luta de classes e no fortalecimento do proletariado que amadureceu durante a época.
Em conseqüência desse amadurecimento, o movimento patronal também se viu na necessidade de evoluir,emerge assim a figura de Ivy Lee, jornalista e publicitário, que aborda uma nova prática profissional. Refutando a famosa frase de W. Vanderbilt: “The public be damned”, ele lança a máxima: “O público precisa ser informado”, disseminando uma das principais funções de um relações-públicas e criando a primeira empresa de “Assessoria e Relações Públicas”.
Mais a frente trabalha também com a imagem de outro grande magnata J. Rockfeller. Que muito bem pode exemplificar a terceira parte citada no início, o autor consegue apresentar gradualmente fatos históricos que vieram a agregar funções a profissão.
Vários pontos abordados por Pinho resultariam em textos e mais textos: a esfera política (muitas vezes citada), a influência da mídia para a prática da profissão, as Relações Públicas Governamentais, o diferente cenário pelo qual se deu o surgimento da profissão no Brasil, do mesmo modo, como ela é vista aqui atualmente, entre outros temas citados.
Finalizando, para um melhor entendimento dos paradigmas da profissão hoje - como ele mesmo cita em seu tópico introdutório – é essencial entender o ambiente econômico, social e político da época. Isso tudo abrange uma gama de momentos relevantes da história e que nos fazem entender o que é a profissão hoje e como ela ainda pode evoluir traçando novos caminhos.
Carlos Nonose
PINHO, Júlio Afonso. O contexto histórico do nascimento das Relações Públicas. Edição Digital online: http://www.almanaquedacomunicacao.com.br/files/others/juliopinho.doc
Nenhum comentário:
Postar um comentário