quinta-feira, 30 de junho de 2011

A Atividade de Relações Públicas na Itália - CAMPANELLA, L.D.

Através de um resgate histórico da atividade de Relações Públicas na Itália, a autora contextualiza os conceitos adotados no país desde sua primeira atividade até a evolução da definição compreendida atualmente pelos italianos.
     Em um primeiro momento, a atividade de Relações Públicas surgiu em 1944, ao final da invasão nazista. Entretanto, é a partir dos anos 50 que a primeira atividade de Relações Públicas na época surge em um escritório de imprensa e lobby.
A segunda fase da história das Relações Públicas no país foi de 1955 a 1970, no qual a atividade começa a ser divulgada ao público externo. Diante disso, desenvolveu-se a idéia de uma nova. Em 1961, a primeira agência de Relações Públicas foi fundada pelo Aldo Chiappe e, é nessa época também que o marketing surge como instrumento de comunicação, propaganda e merchandising.
Em relação aos anos 70, segundo a autora, a atividade de Relações Públicas mesmo ficando em um plano secundário, começa a adquirir características mais definidas devido ao crescimento e transformação da sociedade italiana agrícola para a industrializada.
 Diante dessa nova fase, foi na década de 90 que a profissão começar a ser desenvolvida de forma mais institucionalizada e várias empresas começam a criar o departamento de Relações Públicas.
Outra mudança, foi em relação à terminologia que inicialmente era “public relation”, depois foi modificada para “pubbliche relazionie” e então, “relazioni pubbliche”, adotada até os dias de hoje.
A atividade de Relações Públicas se desenvolveu segundo Lana, no meio de obstáculos e de forma não linear, além do mais ganhou maior destaque na sociedade industrializada, a qual estava ligada aos discursos democráticos do país.
     A princípio, na Itália adotou-se a descrição do dicionário Webster’s New International Dictionary: “a atividade de uma indústria, de uma associação profissional e de uma entidade pública interessada em criar e manter um relacionamento com o público em geral e com o público target de modo que se aprofunde no próprio âmbito social e projete uma correta imagem para a opinião pública”.
Atualmente, a atividade de Relações Púbicas na Itália, é melhor definida pelo FERPI – Federação de Relações Públicas Italiana “como uma escolha que uma empresa ou uma organização faz com o objetivo de atender aos seus públicos e a opinião pública de maneira favorável, determinada através da reciprocidade e na compreensão de suas políticas”
Para que haja uma melhor compreensão da atividade de Relações Públicas, a autora acredita ser pertinente também definir outras áreas que compõem o mix da comunicação na Itália, como a pubblicità, la promotion ,la propaganda, a pubblicità istitucionale, lobbying e la press-agentry, explicadas de forma detalhada artigo.
A autora acredita que, antes do compromisso de gerir uma organização é necessário conjugar o verbo “poder” – oriundo do Know-how. Por isso, é importante que os profissionais reflitam sobre as estruturas sociais e os cenários em que estão inseridas as organizações que trabalham. Para ela, de nada adiantam paradigmas e técnicas de Relações Públicas sem uma visão crítica e uma sabedoria para aplicá-las.

Marina Prata Pereira


CAMPANELLA, L.D. A Atividade de Relações Públicas na Itália In: Escosteguy, A.C.; GUTFREIND, C.F (Org) Leituras em Comunicação, v.43, Porto Alegre:EDIPUCRS, 2007, pp.221-234. Disponível em:

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