quinta-feira, 30 de junho de 2011

Relações Públicas: a arte e a ciência de negociar com as pessoas - FERNANDES, Romildo

Nos últimos tempos, as empresas estão notando a importância do relações-públicas para o direcionamento adequado de suas estratégias. É devido a necessidade de negociar, construir uma imagem, uma reputação que os profissionais ganham espaço e reconhecimento no mercado dia-a-dia.
No artigo Relações Públicas: a artes e a ciência de negociar com as pessoas, Romildo Fernandes discorre sobre as diversas situações que ajudaram a construir a profissão de Relações Públicas no Brasil, mostrando o crescimento da importância dela para o mercado. Desde o final dos anos 40 até os anos 60, o autor pontua situações marcantes que foram essenciais para a profissão ser reconhecida e regulamentada no país.
O surgimento do profissional em algumas empresas de São Paulo, por exemplo, a São Paulo Light – Serviços de Eletricidade; o interesse das empresas conhecerem a nova profissão e o resultado que proporcionava; juntamente com o primeiro curso na Universidade de São Paulo, o lançamento de dois livros renomeados para a profissão e a consolidação da primeira empresa (Companhia Nacional de Relações Públicas e Propaganda S.A.) são exemplos marcantes para a história.
Durante todos os anos citados pelo autor que ocorrem essas mudanças e demonstram o desenvolvimento da Relações Públicas, cada situação permite que surja um novo conceito da profissão. Tal conceito foi responsável por permitir que o relações-públicas se tornasse essencial para o sucesso nos negócios, pois este profissional seria capaz de estabelecer um relacionamento adequado com todo o público da empresa, ação que, quando realizada da melhor forma, apresenta resultados benéficos.
No dia 4 de maio de 1972, através de um decreto federal, a profissão foi regulamentada. As relações com o público se tornavam as mais importantes estratégias mercadológicas. Romildo Fernandes afirmar que “...a informação valiosa a respeito de pessoas e métodos de influência sobre sua opinião seriam concentradas num corpo de sabedoria, corpo esse chamado de Relações Públicas”. São inúmeros os fatores que apontam a necessidade de um “RP” comandando a comunicação interna e externa da empresa. Neste artigo, o autor faz interpretações dessas necessidades, desvendando a real função do profissional e o motivo de suas ações.

Mariana Carareto Alves


FERNANDES, Romildo. Relações Públicas: a arte e a ciência de negociar com as pessoas. Artigos ABERJE. Edição digital online: www.aberje.com.br/novo/acoes_artigos_mais.asp?id=52

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