quinta-feira, 30 de junho de 2011

Para entender as relações públicas - ANDRADE,Teobaldo

Capítulo V - A História das Relações Públicas nos Estados Unidos e na Europa
a)   Nos Estados Unidos da América
O capítulo abordado no trecho abaixo nos traz a história das relações públicas nos Estados Unidos da América, na Europa em outros continentes, porém o foco abordado por mim se faz na história da profissão apenas nos EUA.
Pode-se dizer que as relações públicas são tão antigas quanto à própria civilização. A partir do momento em que surgiram os comércios já se faziam relações públicas. Existem diversos relatos para nos dizer onde surgiu a profissão, algumas pessoas chegam a dizer que as relações públicas surgiram no Monte Sinai, onde Moisés recebeu de Deus uma placa com os dez mandamentos, ou como dizem outros relatos  as relações públicas surgiram das antigas corporações de ofício da Idade Média e outros ainda citam o início profissão datada da Revolução Industrial inglesa.
Segundo Teobaldo existe diversas datas possíveis em que dizem ter pronunciado pela primeira vez a expressão “relações públicas” com o sentido atual aplicado a ela. A primeira delas diz que o termo surgiu no ano de 1882 em uma palestra realizada por um advogado na Yale Law School, nos Estados Unidos. Outra possível data diz que a expressão foi utilizada pela primeira vez, também nos EUA, mas no Anuário de Literatura Ferroviária em 1897. Para finalizar as suposições, o autor aponta a data de 1906 quando o presidente de uma companhia americana chamada “American Telephone and Telegraph Co.” utilizou a expressão em um anuário da empresa.
Não se sabe ao certo qual é data mais correta para marcar a primeira vez que se usou a expressão, mas atualmente pode-se reconhecer outra data como marcante para o início da profissão e ela vem do considerado atual “pai das relações públicas”, Ivy Lee. Em uma época em que os Estados Unidos enfrentavam um “estado de guerra” entre as empresas e a opinião pública, Ivy Lee surpreendeu a todos com a mudança que o jornalista proporcionou na imagem da empresa em que estava contratado no ano de 1914. Lee também utilizou de ferramentas de relações públicas para aproximar a empresa em que trabalhava com o público, assim como o trabalho de esclarecimentos realizado frente à imprensa. Na época não se podia dizer que as técnicas usadas eram relativas a profissão de RP, porém o resultado alcançado pela utilização dessas fez como a profissão ganhasse destaque nos EUA a partir daquele ano. Neste momento, o autor diz ter iniciado o tempo da pré-história das relações públicas, pois naquele momento neste momento Lee já havia começado a humanização dos negócios e os jornalistas já não tinham voz para escrever coisas que contrariassem os clientes de Ivy Lee.
Existe ainda, segundo o autor, uma terceira fase que marca o destaque da profissão de RP e esta se dá no tempo da II Guerra Mundial, quando as empresas buscam os profissionais da área para salvar-se. Neste momento também o governo se vê com a necessidade de prestar esclarecimento à opinião pública, onde se vê um progresso das relações públicas. A partir de 1930, os anos da profissão foram marcados com grandes nomes nos EUA. Em 1921 as relações públicas já começaram a ser lecionadas em pequena proporção na universidade de Wisconsin e Princeton e no ano de 1939 os primeiros livros da profissão foram veiculados. Já no ano 1944 surge o primeiro órgão especializado em RP, o “Public Relation News”, contudo a primeira escola de relações públicas dos Estados Unidos foi a Escola de Relações Públicas e Comunicação da Universidade de Boston em 1947. Atualmente existe diversas universidades com o curso de RP, mais de 5.000 empresas no ramo e para ilustrar a maior entidade de Relações Públicas é a PRSA que conta com mais de 9.000 associados distribuídos em 78 regiões do país.

Gabriela Godoi do Prado


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