quinta-feira, 30 de junho de 2011

A natureza e o papel dos Relações Públicas - PHILIP, Lesly (Coord)

“Os fundamentos de relações públicas e da comunicação” de Philip Lesly aborda desde a origem da profissão e a importância dela e da comunicação no mundo atual até a sua relação com a mídia e o marketing. A história do relações públicas, sua origem, definição e atuação são expostos, principalmente, no prefácio e no primeiro capítulo da obra.
No prefácio, Lesly narra de maneira sucinta acerca das mudanças ocorridas por todo o mundo no início do século XXI e afirma que a maior força existente atualmente é o clima humano – a massa de atitudes das pessoas. Para Lesly, “relações públicas é a ciência e a arte de compreender, de ajustar e influenciar o clima humano”.
Também cita que a origem das relações públicas deu-se nos Estados Unidos no início do século XX através de Ivy Lee que demonstrou a importância e a força da opinião pública na formação da imagem de uma organização. A partir de 1930 diversas universidades estadunidenses possuíam o curso de relações públicas principalmente por causa da importância que este profissional teve durante a crise de 1929. O período de ouro de relações públicas se deu no governo de Roosevelt que fez amplo uso dos veículos de comunicação. As primeiras pesquisas de opinião também foram feitas nos EUA na época do “new deal” e a comunicação pública – informações de interesse público sobre ações do governo – foram amplamente aplicadas no decorrer da segunda guerra mundial.  Devido a isso Lesly diz que o aperfeiçoamento dos princípios e práticas de relações públicas também ocorreu nos Estados Unidos, visto que foi neste país que a profissão se desenvolveu, ganhou reconhecimento e estruturou suas bases que possibilitaram sua difusão para o resto do mundo. Mas Lesly ressalta que a maneira como ela é praticada pelo mundo é variável de acordo com a estrutura da sociedade, educação, fontes de informação, tradições, entre outros.
No primeiro capítulo o autor aborda o desenvolvimento de relações públicas, sua área de atuação, o uso da terminologia e qual o valor (função) que o relações públicas representa para o público.
Philip Lesly inicia o capítulo explanando que Relações Públicas é uma necessidade do mundo atual. É feito um breve panorama acerca da evolução que ocorreu nos últimos anos no âmbito da comunicação e a importância dela na mudança do ser humano que está cada vez mais independente, orientado pelas suas próprias opiniões.  Em seguida é citada superficialmente a origem de Relações Públicas como “propaganda” e as outras funções que foram atribuídas progressivamente conforme a profissão foi evoluindo. Conforme o desenvolvimento das relações públicas, De acordo com Lesly, “relações públicas pode ser definida como ajudar uma organização e seus públicos a mutuamente se adaptar uns aos outros”.
Nos tópicos seguintes deste capítulo o autor especifica qual o papel dos profissionais de relações públicas, explica o uso correto e a definição dos termos correntes nesta área, a relevância e a função deste profissional de acordo com os públicos, quem pode atuar como relações públicas e sua capacitação, as funções dele nas organizações, as etapas de seu trabalho e os benefícios que estas atividades proporcionam.

Margareth Midory Mori


PHILIP, Lesly (Coord). Os fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. Capítulo 1: “A natureza e o papel dos Relações Públicas”. São Paulo: Ed. Pioneira Thomson Learning, 2002. p. 1-20. Tradução: Roger Cahen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário