quinta-feira, 30 de junho de 2011

Relações Públicas - KUNSCH, Margarida M.K.

A História das Relações Públicas no Brasil teve seu início em 1914, quando a então The São Paulo Tramway Light and Power Company Limited - hoje Eletropaulo- fundou o primeiro departamento de Relações Públicas do país, que tinha a frente Eduardo Pinheiro Lobo, patrono da profissão, mas o seu desenvolvimento só se deu á partir de 1950 com um incentivo dos governos de Getúlio Vargas (1951-1954) e Juscelino Kubitschek (1956-1961).
Segundo a autora nesse período o Brasil passava por uma nova conjuntura econômica, política e social, que permitiam a entrada de multinacionais no país e muitas delas já vinham com a cultura das Relações Públicas, algumas traziam inclusive o profissional de fora do país. Já que o Brasil não tinha curso de Relações Públicas.
A autora traz também dados sobre a criação do curso universitário de Relações Publicas que aconteceu em 1969 oficializado pela ECA- USP, que viria a se tornar a primeira faculdade a ter scrito e lato senso em Relações Públicas, e foi nela que se defendeu a primeira tese brasileira da área (Candido Teobaldo de Souza Andrade, 1972). É só a partir da década de 70 que outros cursos de Relações Públicas começam a surgir, hoje existem cerca de 75 cursos superiores em Relações Públicas no Brasil, sendo que a maioria se concentra no sul e no sudeste.
Durante alguns anos houve uma disputa entre acadêmicos para determinar se o curso entraria no núcleo da comunicação ou da Administração, o curso acabou ficando no campo da comunicação, pois os que o queriam na outra área não tinham tantos bons argumentos. Kunsch diz ainda que outro marco das Relações Públicas é que o Brasil foi o primeiro país a determinar que a profissão só poderia ser exercida por bacharéis da área, o que foi considerado bom e ruim, bom pela valorização do curso no país, e ruim pela dificuldade de fiscalização.Hoje a profissão deve ser dividida entre os profissionais do mercado e os profissionais acadêmicos.
Na conclusão a autora reforça que cada vez mais ambos os campos referente ás Relações Públicas crescem exponencialmente e que agora é uma questão de esclarecimento e difusão das melhores definições do que é e o que produz um relações públicas.

Mércia Araújo Pereira


KUNSCH, Margarida M.K. Relações Públicas. In MELO, José Marques de (Org). O campo da comunicação no Brasil. Petrópolis, RJ. Editora Vozes, 2008. p. 118-127.

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