quinta-feira, 30 de junho de 2011

Comunicação Organizacional e as Novas Relações Públicas - NASSAR, Paulo

O autor Paulo Nassar inicia o texto apontando grandes acontecimentos políticos e econômicos, como os governos militares, a transição democrática e processo de globalização como influenciadores diretos da Comunicação Organizacional. De acordo com o autor, o período antidemocrático destaca-se pela falta de transmissão de informações e de diálogo entre as organizações e seus públicos. Nessa época, o sistema de rádio e TV estava voltado exclusivamente para causas como a campanha governamental “Brasil – ame-o ou deixe-o”, que estava sendo bastante veiculada na época. Assim, Nassar afirma que o período da ditadura foi extremamente adverso para o desenvolvimento das Relações Públicas, pois as únicas estruturas que conseguiram visibilidade foram as assessorias especiais de RP, ligadas aos governos militares, às empresas estatais e às universidades.
Em 1967 surge a Aberje – na época, Associação Brasileira de Editores de Revistas e Jornais de Empresa. Entretanto, o autor explica que somente na segunda metade da década de 80 o Jornalismo Empresarial e as Relações Públicas deixam de serem vistos como ferramentas de segundo plano, as quais não faziam parte permanente do planejamento estratégico empresarial. Segundo Nassar, a proposta da comunicação integrada apareceu em 1985, período da Nova República, quando a Rhodia brasileira divulgou seu Plano de Comunicação Social, o qual é apontado pelo autor como o documento mais importante da Comunicação Empresarial dos anos 80, apesar de não ter conseguido alcançar um modelo sistêmico, que tivesse todas as ações voltadas a todos os públicos estratégicos das organizações.
Paulo Nassar explicita que a Globalização, na década de 90, trouxe a necessidade de se comunicar de forma permanente e integrada com todos os públicos ligados à imagem das organizações; uma comunicação estratégica, dirigida, oposta aos processos comunicacionais alienantes, como foco somente na produção e na comercialização. Assim, o autor propõe a formação de uma nova Relações Públicas, baseada na união das competências referentes às áreas da comunicação (jornalismo, publicidade e propaganda, RP, marketing) para, então, enfrentar o desafio de conquistar os diversos públicos para atrair os resultados esperados.

Nathaly Pirula Silvestre


NASSAR, Paulo. Comunicação Organizacional e as Novas Relações Públicas. Disponível em: http://www.portalrp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/ideiasetendencias01/0075.htm

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