quinta-feira, 30 de junho de 2011

As Relações Públicas Internacionais nos currículos de Relações Públicas: A abordagem do Rio Grande do Sul - SILVA, V. de C

A pesquisa realizada pelo bacharel em Relações Públicas e mestrando em Comunicação Social pela PCRS Vagner de Carvalho Silva, cujo título é “As Relações Públicas Internacionais nos Currículos de Relações Públicas” tem o objetivo de compreender o processo histórico do conceito internacional nos currículos de Relações Públicas e apresentar o desenvolvimento dos pressupostos das Relações públicas Internacionais”.
Para isso, o autor dividiu sua pesquisa em sete partes, a saber: os currículos, inovação e mudança, situação mundial, Relações Públicas, Sistemas Internacionais de Comunicação, Relações Públicas Internacionais e a mudança de abordagem do internacional.
Na primeira parte o autor mostra, por meio de um breve recorrer histórico, o primeiro aparecimento do conteúdo de Relações Públicas Internacionais no currículo de Relações Públicas, o qual coloca a disciplina de Sistemas Internacionais de Comunicação que dava ao graduando, segundo Silva, apenas uma percepção tecnológica da forma como estavam funcionando os meios de comunicação no mundo nos anos 80. Após explanar sobre isso, o pesquisador enxerga nas diretrizes curriculares estabelecidas em 2001 às escolas/faculdades de Comunicação Social do Brasil uma possibilidade da formulação diferenciada e adequada as necessidades políticas, sociais, culturais e econômicas.
Na segunda parte o autor apresenta as barreiras de mudar e inovar os currículos nas universidades e as conseqüências destas transformações.
Na seqüência Silva apresenta sucintamente as transformações ocorridas no mundo através da globalização ou internacionalização da economia e traz estas características para a realidade do ensino superior.
Na quarta parte da pesquisa são demonstradas as várias definições sobre as Relações Públicas, nas quais Silva apresenta vários autores da área como: Legrain, Yanaze, Lesly, Kunsch e Fábio França.
Na quinta parte o autor discorrerá sobre o processo de internacionalização da comunicação e suas conseqüências, aliando este processo as Relações Públicas Internacionais.
Na penúltima parte da pesquisa mostram-se as definições sobre as Relações Internacionais dos autores Phillipe Braillard e Mohamma-Reza Djalili concatenando estas visões com as Relações Públicas Internacionais.
Na última parte do texto o autor expõe as mudanças nos currículos de Relações Públicas nas universidades Gaúchas (PCURS e UNISC), salientando que essas mudanças são importantes para a aprendizagem dos graduandos de Relações Públicas em uma conjuntura internacional tão complexa como a atual.

César de Souza


SILVA, V. de C. As Relações Públicas Internacionais nos currículos de Relações Públicas: A abordagem do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt

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