Os autores apontam o ano de 2006 como um marco histórico da profissão de Relações Públicas no Brasil, devido à ocorrência e aceitação sobre o desenvolvimento da Campanha Nacional de Valorização do Profissional de Relações Públicas, que contou com o apoio e participação efetiva de 53 instituições de ensino superior, 700 estudantes e profissionais e os renomados blogs/portais e as principais entidades representativas nacionais e regionais da área. A campanha foi criada pelo Portal RP-Bahia, de Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal, autores do artigo, objetivando unir a categoria e valorizar a profissão. Segundo eles, nunca antes na história da profissão no país a classe se uniu para reivindicar maior espaço e mostrar sua importância nos cenários em que está envolvida no mercado.
No final de 2005, a ideia de mobilização nacional já permeava em discussões em fóruns na internet e tomavam conta do país. Contudo, não houve nenhuma iniciativa de desenvolvimento da campanha e de ações práticas. Foi quando, em fevereiro de 2006, os autores ainda estudantes e sem nenhum apoio financeiro e institucional, deram vida à campanha.
Iniciada com ações informativas na internet, com textos dos Professores Doutores Fábio França e Waldyr Gutierrez Fortes, os autores do artigo apresentam a evolução e proporção que tal iniciativa conquistou com o decorrer dos meses, chegando ao evento inaugural em julho, com a presença de várias autoridades da área de Relações Públicas. Tal evento foi o primeiro de uma agenda extensa que percorreu sete capitais de quatro regiões diferentes do Brasil.
Após isso, houve um encontro com dois ministros do governo Lula. Também houve a entrega de uma carta ao presidente visando reivindicar maior reconhecimento e regulamentação sobre Relações Públicas. Além disso, foi desenvolvido o importante Prêmio Relações Públicas do Brasil, lançado em um fórum internacional e encerrada durante o Intercom 2006. O prêmio continua presente até hoje, engloba várias categorias e é cobiçado por muitos alunos e profissionais do setor.
Como desdobramento das atividades foi escolhida a data de 22 de novembro como simbólica para o Dia Nacional de Luta pela Valorização da Profissão de Relações Públicas, sendo comemorada ainda hoje. Naquele ano, e nos seguintes, o dia gerou muita notícia e ações ocorreram nos quatro cantos do país. O projeto ainda esteve presente em vários congressos no Brasil e no exterior. No final, os autores avaliam a experiência como muito significativa para a história da profissão, querendo deixar um legado para as futuras gerações.
Felippe Silveira Ferro
CHAMUSCA, Marcello e CARVALHAL, Márcia. 2006: um marco na história das relações públicas no Brasil. São Paulo. V Congresso Nacional de História da Mídia, 2007. Edição digital on-line: http://www.intercom.org.br/papers/outros/hmidia2007/resumos/R0171-1.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário