quarta-feira, 29 de junho de 2011

Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira - NASSAR, Paulo

Paulo Nassar escreve o artigo “Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira” com a temática de relatar a história da comunicação organizacional brasileira, desde a segunda parte dos anos 1960 até os dias de hoje. Além disso, ele aborda sobre o surgimento e a evolução da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), e também o papel das Relações Públicas nesse meio.
O autor estuda a partir de 1960 por ser um momento em que, de acordo com ele, “a comunicação organizacional começou o seu processo de organização teórica e prática”. Como referência desse movimento de afirmação, ele cita a fundação, em 1967, da Aberje, na época, Associação Brasileira de Editores de Revistas e Jornais de Empresas - na atualidade, essa marca expressa um conjunto de entidades.
No texto, de uma forma simples, Nassar mostra quais eram os problemas das publicações empresariais do período, produzidas com pouca teoria jornalística e de Relações Públicas. No ensejo, ele contextualiza e descreve qual a função do profissional de Relações Públicas nestas publicações, definido por ele como um “comunicador organizacional”, na qual possui estratégias e táticas para a transmissão da comunicação ser efetiva.
Depois, é analisado o período dos anos 80, e Nassar relata que a comunicação integrada é inserida nas empresas como um serviço completo, não mais como um serviço específico de assessoria de Relações Públicas ou de Imprensa. E isto se torna possível a partir do momento que as empresas criam departamentos especializados para cada área. É citado o case “Plano de Comunicação Social da Rhodia brasileira”.
Mais adiante, nos anos 90, é considerado um momento de grandes mudanças, em que a informação passa a não ser mais restrita e regulada como antes. Surgem organizações não-governamentais e a digitalização do conhecimento. Daí, ele afirma que “todos se transformam em mediadores e participantes da notícia”. Por isso, o autor destaca um ponto importante, que se deve repensar o papel institucional das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional.
Por fim, o objetivo do texto é descrever a história da comunicação organizacional, retratando desde o final do Regime Militar, a fundação da Aberje, e os anos 80 e 90. Ele constrói uma linha temporal e nela, busca definir a identidade do profissional de Relações Públicas. Assim, em meio a tantos eventos e adaptações, Paulo Nassar conclui que atualmente, não somente o Relações Públicas, mas todos os “mediadores da comunicação” precisam possuir características multidisciplinares. 

Camila Pazim


NASSAR, Paulo. Aberje 40 anos: uma história da Comunicação Organizacional brasileira. São Paulo: ECA/USP, 2007. Edição digital on-line:

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