quinta-feira, 30 de junho de 2011

Relações Públicas versus Öffentlichkeitsarbeit: Um estudo comparativo entre a atividade de Relações Públicas no Brasil e na Alemanha - AREND, Katia Aiko Murata

                   Em sua monografia apresentada como requisito parcial à conclusão do Curso de Comunicação Social habilitação em Relações Públicas da Universidade Federal do Paraná Katia Aiko Murata Arend compara as atividades desenvolvidas pelo profissional no Brasil e na Alemanha, para isso a autora aborda principalmente a trajetória histórica, legislação, regulamentação e formação. Abordaremos o contexto histórico alemão que a autora apresenta no tópico Contexto Histórico Surgimento das Relações Públicas na Alemanha.
                   A autora inicia sua abordagem citando Guenter Bentele (2002) que divide o desenvolvimento das Relações Públicas na Alemanha em 6 momentos. O primeiro é o desenvolvimento do campo profissional que se inicia em meados do séc. XVII e vai até 1918 com o surgimento do primeiro escritório de imprensa oficial e a primeira campanha política, na qual o profissional tinha a função de informar a comunidade sobre assuntos municipais. O segundo período vai até 1933 onde ocorre a consolidação da profissão, nas grandes indústrias alemãs como Siemens e Basf. Para Katia a contratação de Ivy Lee pela empresa IG Farben é o grande marco desse desenvolvimento.
                  O terceiro período termina em 1945 juntamente com o fim do Regime Nazista. É na terceira fase que se dá a grande campanha nacional de Relações Públicas para arrecadar fundos para a Primeira Guerra Mundial, mas também, lembra Katia, é o momento em que a profissão fica mais estagnada por causa da concentração da comunicação nas mãos do Ministério Nacional de Informação Pública e Propaganda do Governo Nazista. É então que a autora cita KALT (1994, p. 17) afirmando que foi nessa mesma época que Carl Hundhausen utilizou pela primeira vez o termo Public Relations.
                   Até 1958 é o quarto momento no qual se dá o recomeço da profissão e aproximação do modelo americano de fazer RP. Katia ressalta a grande influência americana no desenvolvimento da profissão e a reintrodução do termo alemão “Öffentlichkeitsarbeit” por Oeckl em 1951 no lugar de Public Relations. O quinto momento tem seu início com a fundação da Associação alemã de Relações Públicas em 8 de dezembro de 1958 e vai até 1985. É nesse período que segundo a autora se forma uma imagem ruim do profissional, como um mero propagandista e formador de trustes. O sexto período é o que vigora até hoje com o desenvolvimento das agências e maior profissionalização, para Katia um grande marco desse período é a implantação dos cursos para o ensino de Relações Públicas.
                   Como a própria autora ressalta no início do tópico se pode notar que o desenvolvimento da profissão de Relações Públicas na Alemanha é marcado por vários acontecimentos históricos assim como aqui no Brasil.

Mayra Gianoni Moreli


AREND, Katia Aiko Murata. Relações Públicas versus Öffentlichkeitsarbeit: Um estudo comparativo entre a atividade de Relações Públicas no Brasil e na Alemanha. Paraná: GRIN, 2003. Edição digital on-line: http://bit.ly/jlYcWh

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