Resultado de um trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais da Universidade Estadual de Londrina, as autoras apresentam os movimentos sociais e populares apropriando-se das relações públicas. No desenvolvimento de seu artigo, não podia ser diferente, as autoras trazem toda a trajetória histórica das relações públicas desde sua origem norte americana desde o século XIX.
Tomando força em seu discurso, traz-se autores brasileiros renomados para a definição da profissão, autores estes como Cândido Teobaldo, Margarida Kunsch, Fábio França e Waldyr Gutierrez, por exemplo. Em seguida traz para discussão as atividades de um profissional de relações públicas, definição de público para direcionamento de campanhas, entre outras modalidades, trazendo inclusive a multidisciplinaridade da profissão e sua vasta abrangência de atuação e importancia no mercado e nas corporações.
De forma detalhada, porém de modo muito didático resgata-se toda a história da profissão, de origem norte americana, contextualizando toda a trajetória histórica daquele país e do surgimento das atividades para o futuro profissional de relações públicas, como responsável por gerir e dar soluções a entraves principalmente políticos no contexto de instabilidades no cenário dos Estados Unidos da América. Apresenta-se ainda o período entre guerras e o desenvolvimento da profissão, havendo insatisfação popular com o governo, greves sindicais e graves conseqüências para a imagem das organizações são colocadas em questão.
Em seguida, contextualizando no ambiente brasileiro, surgindo também dentro de condições instáveis, sendo o profissional responsável também por gerir a imagem das organizações, mediarem conflitos, relacionando diretamente as atividades do relações-públicas como fruto do sistema capitalismo que abre espaço para atuação deste tipo de profissional.
No restante do artigo publicado no Seminário Internacional de Movimentos Sociais, Participação e Democracia, as autoras trazem as demais atividades desenvolvidas pelas relações públicas e ainda dialogam com diferentes autores de forma a aprofundar-se no assunto todavia longe de esgotá-lo.
João Gabriel da Silva
LAIRÉ, M. L.; SEVES N. C.; MIANI R. A. As Relações Públicas apropriadas pelos movimentos sociais e populares. Disponível em <http://www.sociologia.ufsc.br/npms/mspd/a116.pdf>
Nenhum comentário:
Postar um comentário