quinta-feira, 30 de junho de 2011

Resgate histórico das relações públicas comunitárias no Brasil - KUNSCH, W.L.

Com o objetivo de recorrer à memória de uma das áreas de atuação da profissão de relações públicas, Waldemar Kunsch discorreu sobre o histórico das relações públicas comunitárias, com referência em diversos autores que escreveram sobre o assunto como Kunsch (2001), Melo (1983), Berger (1995) e outros.
Segundo o autor, apesar de somente na década de 1980 as relações públicas ganharam a área comunitária, oficialmente, como uma de suas funções no Brasil, vários autores e profissionais já defendiam esse setor como campo de atuação da profissão, como Bernays e Childs, que há algumas décadas enxergaram que um dos problemas da profissão é o relacionamento da organização com a sociedade. No Brasil, diversos autores também se preocuparam em se aprofundar e problematizar a questão. Toda essa conscientização, segundo Waldemar Kunsch, teria levado o IX Congresso da União Cristã Brasileira de Comunicação de Comunicação Social a incluir em seu painel de relações públicas o interesse comunitário.
A partir dessa decisão, os profissionais passaram a ter novo foco e desafio: o compromisso da organização com a comunidade, no que se refere à conscientização crítica desta sobre os assuntos de seu interesse e capacitar sua participação nas tomadas de decisões. Ou seja, o profissional deve passar a ser parte integrante do grupo a ser atingido e não apenas expectador da sociedade.
Assim, o autor deixa claro, a partir de referências a renomados autores e interpretações de suas obras, que as relações públicas comunitárias têm um histórico próprio. Uma profissão tão abrangente agrega responsabilidades e funções conforme o tempo e suas necessidades. A história das relações públicas comunitárias e da profissão em geral continuará sendo escrita, nunca terá um fim e é preciso resgatar em sua memória os fundamentos e explicações para entendermos o presente e contribuirmos para o futuro.

Pamela Silveira Suguita


KUNSCH, W.L. Resgate histórico das relações públicas comunitárias no Brasil. In: KUNSCH, M. M. K; KUNSCH, W. L. (Orgs.). Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva dialógica e transformadora. São Paulo: Summus, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário